quarta-feira, 30 de julho de 2008

Futebol e Design

Eu sempre quis discutir a relação entre futebol e design. O mercado esportivo movimenta bilhões por ano (nem faço idéia de quantos), e quem mais se beneficia disso são as marcas que fornecem o material esportivo. Dizem que quando o Real Madrid contratou David Beckham, o clube conseguiu recuperar o investimento em 1 ano apenas vendendo camisas com o nome e o número dele! Imaginem, se o clube ganhou isso, a Adidas, fornecedora do clube, deve ter tido um ano muito lucrativo...

Mas enfim, não é esse o foco dessa postagem. Gostaria de falar sobre as camisas dos clubes, e o que elas podem significar para um observador. Quando uma pessoa viu uma camisa de um clube, mesmo se não o conhecia, mas achou a camisa muito bonita, pode-se dizer que o design cumpriu muito bem seu papel. Algumas camisas que eu acho simplesmente muito bonitas:

Real Madrid temporada 2005/2006 (Adidas)

Essa é a camisa que eu considero a mais bonita, pois a Adidas conseguiu transformar o que era apenas uma camisa branca em uma ótima composição, misturando detalhes em cinza e preto à estampa. A gola é muito criativa, pois sai daquele formato tradicional das camisas com gola comum, com gola pólo ou em V. Esta camisa deu sorte ao Real, que conquistou o título espanhol na temporada em que ela foi usada e consagrou o craque holandês Ruud van Nistelrooy como artilheiro da competição.



Holanda temporada 2003/2004 (Nike)

A camisa da seleção holandesa, a Laranja Mecânica, é tradicionalíssima para quem acompanha o futebol, principalmente por um motivo: a cor laranja. Apesar das cores da bandeira holandesa serem vermelho, branco e azul, a Holanda usa o laranja pois é a cor da família real do país. Esse modelo da Nike foi o mesmo utilizado por diversas seleções patrocinadas pela marca, como o Brasil, o que não permitiu exclusividade. Mas particularmente, a camisa da Holanda foi uma das mais bonitas... O template foi usado na Euro 2004.
O detalhe dessa imagem fica por conta do número 19 do ponta-esquerda Arjen Robben, que na época estava entrando na seleção. Hoje em dia ele joga com a camisa 11.



Inglaterra atual (Umbro)

A Inglaterra é uma das poucas seleções cujo fornacedor de material esportivo é a Umbro, junto com Noruega, Suécia e Irlanda, mas pode ser que tenham mais, porém não me recordo de mais nenhuma. A Umbro é uma empresa que trabalha só com futebol, e também costuma patrocinar alguns clubes brasileiros (Santos, Figueirense, Atlético-PR, etc). Nessa camisa, a equipe de design conseguiu misturar a tradição inglesa no futebol (foram os criadores do esporte, pra quem não se lembra), mas conseguiram fazer uma camisa atual e bonita. Dica: Ela é muito mais bonita ao vivo.



Espanha temporada 2007/2008 (Adidas)

A Espanha conseguiu ser campeã européia em 2008 com essa camisa, depois de 40 anos sem títulos. Então ela deve ser muito especial para os espanhóis. Mas não só para eles, pois quando eu fui olhar para comprar, ela já havia esgotado. É uma camisa muito simples, com um tom de vermelho muito bem trabalhado e esse detalhe dourado, que é maravilhoso.



E por último, porém não menos importante...

Atlético Mineiro temporada 2008 (Lotto)

A camisa atual do Galo é, sem dúvida, a mais bonita do clube desde 2003. Por ser uma camisa retrô, ela é carregada de tradição, afinal são 100 anos de história. Essa idéia de colocar o escudo que o clube tinha quando foi fundado, foi muito boa, resgata a história. Mas por enquanto ainda está muito cara!

Quem tiver mais sugestões, por favor, avise!

2 comentários:

  1. A da Espanha é realmente muito bonita, da Holanda também.
    Sugestões de camisas de times:
    - primeiro modelo da camisa do Cruzeiro ao firmar contrato com a PUMA
    - primeiro modelo da camisa da Reebok do Palmeiras
    - primeira camisa da ADIDAS do Fluminense
    -camisa da Nigéria, Olimpíadas de 1996
    -camisa comemorativa de 100 anos do Barcelona

    Não achei a camisa do Galo um bom fechamento pro post...até prq ela não tem dado muita sorte no ano do centenário...mas foi um ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas sugestões, Diogo! Eu prometo que vou tentar postar aqui no blog. Eu gostei das sugestões que você deu das camisas do Palmeiras, do Fluminense, da Nigéria e dos 100 anos do Barcelona, mas das outras eu não gostei...

    Em relação a camisa do Galo, não foi o fechamento, pois isso é só a primeira parte... Independente da sorte que elas dão, as camisas são muito bonitas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...