domingo, 27 de julho de 2008

Medidor de Glicose Easy, por César Pinheiro

Como anteriormente a essa postagem eu havia postado sobre o artigo "Designing for diabetics" da revista BusinessWeek, aí vai o projeto que foi feito com base na reportagem.

O Medidor Easy foi o meu projeto de graduação, realizado entre agosto de 2007 e janeiro de 2008 e orientado pelo Prof. Marco Túlio Boschi. Foi uma experiência muito interessante.


Projeto

Modelo de apresentação final do Medidor Easy
Foto: Via Photo
Edição: César Pinheiro


O controle da glicose é essencial para que o diabético leve uma vida saudável. É recomendável que o exame seja realizado pelo menos duas vezes por dia, mas é muito comum ocorrer situações em que seja necessário realizar mais medições de glicose. Os equipamentos de controle de glicose disponíveis no mercado são compostos por muitas peças e por isso a realização do teste pelo diabético acaba sendo limitada a pouquíssimos locais, que têm as condições necessárias para tal.

Caneta Lancetadora

Monitor


O Medidor Easy foi projetado para oferecer uma usabilidade muito mais ágil e prática para o usuário. O Easy é composto de duas peças, uma caneta lancetadora e um medidor de pulso. Quando o usuário for realizar o exame, ele só precisa manusear a caneta lancetadora, que contém as tiras de teste dentro. Quando o exame é feito, o resultado é transmitido para o relógio sem utilizar fios. O monitor de pulso pode ser substituído por outro equipamento com tecnologia wireless, incluindo os telefones celulares. O monitor de pulso Easy também funciona como relógio, com funções como alarme e cronômetro. O Easy utiliza o mesmo modo de realizar exames, através da análise do sangue, amplamente utilizado e difundido no mercado, e com isso tornando o produto competitivo.

O conceito morfológico do Easy tem como base a integração com os equipamentos eletrônicos mais consumidos nos dias atuais, como pen-drives e telefones celulares. Isso dá ao produto uma boa relação com o usuário, pois eles não querem que os equipamentos estejam associados a uma doença. O equipamento deverá ter quatro opções de cores diferentes para atender melhor às expectativas de consumidores diversos.

Intruções de uso do Medidor Easy

Tecnologia flexível do Medidor Easy


O modelo de apresentação foi feito em prototipagem rápida. Este deve ter sido um dos maiores posts que eu já fiz, mas o material que está aí é só um resumo da pesquisa que eu fiz para o projeto... Se quiser mais informações, deixe um comentário que eu respondo.

6 comentários:

  1. Boa Noite!

    Meu nome é Paula e sou da cidade de Limeira-SP eu li a reportagem e achei muito interessante, pois sou diabética e procuro saber se no mercado americano (principalmente)
    tem algum tipo de medidor de pulso, pois realmente como dito no seu projeto os aparelhos tem as suas vantagens , mas na usabilidade as vezes os torna ruins!
    Gostaria de saber se este projeto já tem um fim comercial?
    Obrigada,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula,

    O Medidor Easy foi o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso Design de Produto da UEMG. O objetivo principal dele foi a conclusão bem sucedida do curso, e foi o que aconteceu.

    Em princípio, o Easy usa um sistema muito parecido com o que existe atualmente, o que facilitaria sua entrada no mercado. Porém, infelizmente eu não consegui nenhuma parceria para produzir o produto, que ainda precisaria ter uma boa parte do desenvolvimento feita por programação e engenharia.

    As partes que eu me propus resolver foram a usabilidade, a estética e a função. Eu procurei fazer uma coisa inovadora e adequada ao mercado, e consegui um bom resultado.

    Bom, como não apareceu nada interessante no mercado depois que eu conclui esse projeto, quem sabe ainda não consigo viabilizar esse produto, não é?

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. ólar boa noite meu nome é Frederico silva neres da cidade de maiquinique- ba
    eu sou um paciente que tem diabete
    e eu gostei muito dessa ideia do relógio quem medi a glicose no puso
    mais esse aparelho tem já na farmácia do Brasil por que eu já estou casado de ficar furando as ponta do dedo , esse aparelho já tem na cidade de vitoria da conquista ou em itapetinga em qual farmácia ?
    obrigado,
    Frederico

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Cesar! Meu nome é Lenize, sou estudante de design, estou planejando meu TCC para ano que vem e na pesquisa achei seu blog, será que você pode encaminhar seu email ? Acredito que possa me ajudar ! Obrigada. lenizmenegazzo@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...