terça-feira, 25 de novembro de 2008

Asas de Ícaro, por Ana Cecília Artiaga e Manuela Heffner

Hoje vou fazer uma postagem especial sobre um assunto que poucas vezes foi mencionado nesse blog, mas que é uma das principais atuações do design aqui em Minas Gerais: Design de Jóias. O motivo para falar disso é muito bom, pois o maior concurso de Design de Jóias do Brasil, o AuDITIONS Brasil 2008, teve a presença de um projeto co-realizado por uma grande amiga entre as jóias finalistas.

A peça desenhada pela minha colega de turma na ED-UEMG, Manuela Heffner, e por Ana Cecília Artiaga, "Asas de Ícaro", é uma peça fantástica, que busca "o encanto do homem pela liberdade de voar", segundo as palavras das autoras. Na mitologia grega, Ícaro e seu pai Dédalo eram prisioneiros que tinham o ar como o único meio de fugir do labirinto onde foram aprisionados. Dédalo projetou asas para ele e para o seu filho com penas de aves para que eles pudessem voar, e assim conseguirem fugir do labirinto. Porém, Ícaro se encantou com a sensação de liberdade proporcionada pelo vôo e foi para perto do Sol, que fez com que a cera que fixava suas asas derretesse. Com isso, ele acabou caindo no mar e morrendo. Recomendo também a música "Flight of Icarus", do Iron Maiden, para saber mais sobre a lenda mitológica. Para ouvir, clique aqui.

Abaixo todo o material sobre a jóia "Asas de Ícaro", que foi gentilmente cedido pela Manuela:

Peça "Asas de Ícaro" no catálogo do concurso AuDITIONS Brasil 2008

Priscila Fantin com a peça "Asas de Ícaro"

Modelo exibindo a peça "Asas de Ícaro" durante o desfile da festa de premiação do evento


A peça foi patrocinada pela Vianna Jóias. Ficou muito bacana, estão de parabéns as duas!

Muito obrigado à Manuela, que me mandou todo o material!

4 comentários:

  1. Manuela Heffner - Belo Horizonte

    César, em primeiro lugar gostaria de te dar os parabéns pelo blog! Está muito interessante, um ótimo recurso para nos mantermos atualizados com as notícias do mundo do design. E obrigada pela menção carinhosa à nossa peça, ficamos muito felizes com o resultado e, quem sabe daqui a dois anos a gente possa voltar a fazer parte das notícias aqui do blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Manuela!

    Fico muito honrado de receber estes elogios! O blog sempre estará aberto para os seus projetos, eu espero que você tenha muitos posts dedicados ao seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...