sábado, 22 de novembro de 2008

Música e Design - Parte 3: Logomarcas de bandas de rock

Estava sem nada de especial pra postar no blog e resolvi reativar a discussão sobre design e música. Achei muita coisa sobre design de guitarras, mas é um material muito diversificado e pretendo postar depois que eu analisar direito. Por isso, vou postar sobre um outro assunto que eu considero interessante para discutir: a identidade visual das bandas.

Hoje existem bandas que se utilizam dos serviços de design para fazerem suas logos, com o objetivo de criar uma identidade diferenciada. Existem algumas bandas que pedem para artistas ou designers criarem uma marca e identidade visual, enquanto outras usam alguma imagem que as represente e esperam que suas ideologias seja compartilhada por seus fãs e admiradores. Será que podemos analisar esses dois casos de igual pra igual? O que mais importa, sem dúvida, é a capacidade da logo de fazer lembrar da banda e de ligá-la a um estilo, seja uma logomarca bem feita ou não.

Sem dúvida, duas das logos que trazem mais lambranças aos admiradores de música são as do Rolling Stones (abaixo) e do The Beatles. A primeira é a famosa boca com a língua pra fora, uma imagem típica do rock'n'roll.



A famosa marca dos Rolling Stones, desenhada em 1971 por John Pasche, foi inspirada em um dos seus integrantes, podemos dizer. O vocalista Mick Jagger possui aquilo que podemos chamar de "bocão", característica que foi explorada na peça gráfica. A língua para fora da boca ajuda ainda mais a evocar o estilo musical, pois lembra a rebeldia que caracteriza o Rock'n'Roll.

É claro que a banda precisa ser boa para fazer sucesso, mas nem sempre a banda tem a possibilidade de comunicar com as pessoas através do som. As características de uma logo são fundamentais para que um indivíduo tenha noção do que é a banda e o que ela toca. Por exemplo, as bandas de heavy metal são facilmente identificadas, pois possuem fontes customizadas e trabalhadas para mostrar agressividade e peso. O logotipo do Iron Maiden (abaixo), que foi desenhada pelo seu baixista Steve Harris, é a essência desse conceito, carregando toda a força das letras das canções banda. Ela ganha uma força muito grade quando aliada ao Eddie, outro elemento fortíssimo de identidade da banda.



Outros exemplos que eu vejo como bandas de metal que conseguem passar o seu tipo de música através do logotipo:





As logos acima, de cima para baixo, são de Metallica, Slayer e Anthrax, maiores representantes do Thrash Metal. Queria comentar em especial a logo do Slayer. Assustadora, não? Pois é, é esse o objetivo... As letras me lembram feridas decorrentes de objetos cortantes, com o sangue escorrendo. Nada mais justo para uma banda cuja música mais famosa é "Raining Blood".

A marca do Metallica possui alguns elementos que lembram marcas conhecidas no mundo do Rock e do Metal: a cor metálica e serifas pontiagudas que passam peso e agressividade. Isso provavelmente é uma das coisas mais vistas em marcas do gênero, e é algo com o qual os fãs se identificam, até por causa dos temas das músicas, como guerras e batalhas. Mas isso não quer dizer que eles gostem de briga, como algumas redes de televisão gostam de dizer.

O Anthrax é um caso em que o nome é bem mais polêmico do que a banda parece ser. Explorando muito humor em suas músicas, esta banda americana não utilizou a mesma referência de Metallica e Slayer. Temos aqui uma logomarca sem serifas, teoricamente mais limpa. Porém, nesse caso as letras se embolam umas nas outras, o que cria um visual único para essa logo. Porém, não sei precisar qual seria a origem ou inspiração para este desenho. A banda é de New York, e talvez a mistura de culturas presente lá tenha inspirado uma marca tão diferente do tradicional.

Para começar, acho que está bom. Tentei mostrar algumas logos do mesmo gênero musical e mostrar como cada uma pode ter um diferencial. E todas elas representam bem as suas bandas, mesmo que seja para lembrar que a banda tem um lado mais polêmico.

Da próxima, vou procurar um material mais light...

Atenção: Todas as mostradas nesta página são ou podem ser marcas comerciais e pertencem aos seus respectivos proprietários, cabendo somente a eles explorá-las comercialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...