terça-feira, 7 de abril de 2009

Lifan 320, o "MINI Cooper chinês"

O Salão do Automóvel de Xangai é o evento em que ocorrerá o lançamento do Lifan 320. O lançamento marcará a entrada de mais um carro chinês no mercado, o que mostra que eles estão entrando pra valer na disputa. Nós sabemos que as indústrias chinesas ainda têm pouca experiência no setor, o que às vezes os fazem cometer erros. Mas dessa vez eles resolveram evitar o erro, lançando uma versão muito parecida com o famoso MINI Cooper, da BMW, pra não dizer uma cópia. Veja uma foto do Lifan 320 para entender as semelhanças:

Lifan 320, o MINI Cooper chinês
Fonte: Globo.com


Agora, o original:

MINI Cooper, da BMW
Fonte: Car Wallpapers


As principais semelhanças ficam por conta do teto de cor branca, nas colunas de cor preta e na grade frontal. O carro chinês, porém, é muito mais barato que a versão da BMW, o que é uma característica de muitos produtos chineses. Isso se deve à fatores como a mão de obra de baixo valor empregada na produção do automóvel e o nível do acabamento do carro.

A China quer que os seus produtos, no futuro, sejam associados a qualidade. Assim, as suas indústrias terão que fazer um investimento em design para torná-los competitivos. Mas eles ainda não demonstraram essa intenção tão claramente, e continuam lançando produtos com cara de cópia, porém sem a mesma qualidade do original. Se eles estiverem precisando de alguém pra trabalhar o design dos produtos pra eles, pagando bem, podem me chamar...


Atualização - 28/10/2011


Para esclarecer melhor qual é o verdadeiro foco desta postagem, recomendo a leitura complementar destes posts:

Veja mais detalhes sobre o Lifan 320, conhecido como o "MINI Cooper chinês"

Uma pequena diferença de atitude



Fonte: Globo.com



Curta a página do Design 7th no Facebook:

8 comentários:

  1. Para quem não conhece, de longe até engana pq os chineses quiseram mesmo fazer o que eles sabem fazer melhor: copiar.

    Mas olhando de perto, por mais que tenha características semelhantes, para uma "cópia" está bem longe. Por isso que existe a enorme diferença de preço entre eles. Nem preciso falar do acabamento do "Mini Paraguaio", né?

    Pra mim o carro chinês é tosco. daqui a 2 anos já vai estar com cara de fiat 147.
    É como se vc comprasse um CCE se fazendo por um iMac ou um Hi-Phone, onde a qualidade é infinitamente inferior... enfim, cada um tem a sua opiniao, mas sinceramente eu, que sou designer não compro cópias toscas chinesas.

    Mas, acho que esse negócio vai vender bem aqui no Brasil. Acho.

    (Ah! e pra trabalhar é fácil, vc só precisa saber mandarim - ou não e aceitar um salário de R$500 por mês..rs)

    Legal o post. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marco, é o que eu comentei numa postagem mais recente, onde tem uma foto do estande da Lifan ao lado do estande da Mini no Salão de SP: eles estão "na cola" da Mini para aproveitar a fama do carro da BMW. Mas a qualidade é bem inferior mesmo...

    Ah, e eu vou esperar eles fazerem uma proposta melhor então para fazer projetos para eles! E eu posso até pensar em aprender mandarim...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Me admira os chineses apresentarem uma cópia barata dessas num salão. Um país que esta tentando mudar essa realidade de "aqui só copiamos nada criamos" e que está sim investindo sim em design e qualidade deixa passar uma dessas...

    Tem um desses aqui pertinho onde trabalho. Resolvi dar uma olhada no carro de pertinho e adivinhem? O acabamento por fora parece bonito e bem feito.. ai resolvi chegar perto e abrir as portas, verificar os encaixes, frestas, acabamento, parafusos e tudo mais que minha chatisse de designer me permitia e... bom, deixa quieto..rs

    ps: Não posso esquecer quando olhei pra baixo e vi aqueles pneus "linguiça" ...kkk

    ResponderExcluir
  4. Sou designer e apaixonado por carro
    e apesar de ser uma copia
    o carro chines supre uma necessidade do mercado
    brasileiro
    preço baixo, carro completo, com design (por mais que copiado)

    29.900 num carro que tem até abs e airbag duplo.
    voce compra no max um gol pelado, ou novo uno.

    Apesar de ser contra copias, o mercado tera de mudar seus preços se quiserem continuar vendendo apois a chegada da nova marca chinesa.

    ResponderExcluir
  5. Entendo o q o Lucas disse, e concordo com algumas coisas. Principalmente a questão de ser um carro completo e com preço baixo, o que aqui no Brasil não temos. Aliás, nós realmente somos um país que compra carros com preços altíssimos, e mesmo sendo esses carros 1.0 sem nada e custando no mínimo 25 mil, nós não reclamamos. Por isso esse mercado é tão bom para os fabricantes, tendo em vista q a nossa indústria bate recordes de vendas todo ano.

    Mas a questão principal não é essa. O que eu levantei foi que os chineses tiveram q fazer um projeto do zero, até pq não poderiam copiar as peças do MINI original, pois o carro da BMW é esportivo. Então, já q eles tiveram q projetar tudo, pq não fazer um carro com identidade própria? Se eles gastaram pra fazer um projeto, um protótipo, poderiam fazer um carro diferente com a mesma verba e gastando o mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  6. Comparar o Mini Cooper com o Lifan 320, não dá... claro que o Lifan 320 vai perder, mas é uma versão boa e barata do Mini Cooper, mas tem toda a questão de peças (em possível caso de desgaste, quebra), isso a Effa (montadora da Lifan) ainda está popularizando o carro no Brasil junto com suas concessionárias!

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu não entendi a colocação do primeiro comentário entre ganhar 500,00 e obter um Lifan, acredito que esta pessoa está bem fora do que realmente vivemos, em termos de condições financeiras. Agora em relação ao automóvel, é engraçado como alguém ainda não havia pensado nesta opção de ganhar dinheiro, o Lifan é um carro bom ..bonito...e barato...logo dentro da nossa realidade, e eu não ganho 500,00 para me imaginar dirigindo um lifan.

    ResponderExcluir
  8. Perdi o tesão no mini cooper com o lançamento desse lixo do lifan... aff vo cobrar indenizaçao da lifan

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...