segunda-feira, 11 de abril de 2011

Novo olhar sobre a antiga praça

No último fim de semana, participei de um ensaio fotográfico ambientado em plena Praça da Estação.
Por mais conhecida que a praça seja, sempre é bom revê-la com olhares renovados, observando ângulos, texturas, cores e um todo, que revela um espaço multicultural e sempre surpreendente, onde estudantes, trabalhadores, mendigos e todo o tipo de público se mistura.
Oficialmente Praça Rui Barbosa, a Praça da Estação é um dos ambientes mais antigos e tradicionais da capital mineira. Ponto de Encontro  pela sua localização central e fácil acesso pelo metrô, ali é palco para todo o tipo de manifestação: política, esportiva, festiva.  Mas o atrativo principal da Praça é o complexo arquitetônico, que surpreende pela beleza singela e representatividade de um estilo que alcançou uma incrível originalidade na fundação de BH: o ecletismo, com seus laivos de neoclássico e toques de art noveau.
O prédio da praça abriga também o museu que interessa pelo tema: O museu de Artes e Ofícios, onde podemos visualizar uma infinidade de utensílios para os mais diversos usos, tudo da época em que todas as coisas eram manufaturadas.  Para qualquer designer, é uma viagem bacana ao tempo das coisas, coisas que estão hoje tão presentes no nosso cotidiano, e atividades que eram realizadas de forma totalmente diferente do conhecido por nós, como a ourivesaria, a barbearia, a arte de trabalhar o couro, a chapelaria.
A entrada é franca. Depois da visita, parada para descansar e bater um papo no charmoso café do saguão principal.
Para noivas, debutantes e o pessoal da moda que deseja usar o espaço para ensaios fotográficos (vale muito a pena, pois além da arquitetura ser maravilhosa, com guarda corpos rendilhados, piso em mosaico e colunas em granito, o prédio tem uma luz natural incrível no horário de sol a pino e mesmo com tempo nublado) basta procurar a diretoria e marcar um horário. Cobra-se uma taxa e o acesso aos ambientes interessantes é garantido por um funcionário que fica à disposição.

Saiba Mais: Museu Artes e Ofícios

Um comentário:

  1. Mais um lugar que estou devendo uma visita. Nunca fui lá, apesar de passar pela praça quase todo dia. Se não der no feriado, em um dos próximos fds eu vou tentar ir em pelo menos dois lugares indicados aqui e aos quais nunca fui. Nem o Inhotim q eu mesmo indiquei eu fui! rsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...