quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dicas de como promover uma empresa no Facebook

O Facebook é, sem dúvida, uma das maiores ferramentas de interação social pela internet atualmente. Tendo em vista que atualmente mais de 845 milhões de pessoas possuem contas ativas no site, é considerada uma das empresas mais valiosas do mundo. Ficar de fora desse mundo significa perder uma oportunidade e tanto! Por isso mesmo desenvolvi um guia simples com dicas de como projetar sua empresa, negócio, organização sem fins lucrativos ou atividade nessa rede social, com a experiência que eu tive com o meu blog.


Para começar, o ideal é criar uma fan page. Nada de criar uma conta pessoal com o nome de sua empresa, pois o Facebook tenta evitar ao máximo que você faça isso. Nem mesmo números são permitidos nos campos de nome e sobrenome. Se você já tiver uma conta pessoal, pode utilizar para administrar a futura página, senão será necessário preencher dados. Vá à página de criação de fan pages, preencha os requisitos necessários e comece. Veja abaixo como irá ser exibida a página de criação e escolha a melhor opção para o seu caso:



O objetivo principal de uma fan page é divulgar atividades, como os novos shows de uma banda, as novidades de uma empresa ou, no caso do Design 7th, novas postagens. As pessoas que curtem sua página incluem os posts da sua página em suas timelines e conseguem saber tudo em tempo real. Por isso é importante não exagerar nas postagens. Saiba que as pessoas poderão ocultar os seus posts se acharem que eles estão exagerados, da mesma forma que excluem ou bloqueiam algum amigo que acham muito chato. Um exemplo que eu gosto de usar é a página oficial da banda Iron Maiden, que possui mais de 5,5 milhões de seguidores. A equipe responsável posta mensagens relacionadas a novos álbuns, novas turnês e atividades relacionadas a integrantes da banda. Mas usam o espaço também para realizar interações com os fãs, como uma seção na qual você pode se marcar em uma foto que foi tirada pelo fotógrafo da banda em algum concerto. No caso de uma empresa, por exemplo, é importante que a prioridade de divulgação sejam os lançamentos de novos produtos e serviços, mas se utilizada da maneira correta e sem exageros, a fan page pode te fornecer informações preciosas sobre as necessidades dos clientes através da interação.

Tendo criado a fan page, certifique-se que as pessoas a conheçam. Tome bastante cuidado para conquistar seguidores, pois nem sempre as pessoas estão dispostas a seguir uma página, por diversos motivos. O ideal é que você tenha cuidado particular com os seus clientes mais assíduos, pois se eles gostam do seu produto ou serviço, serão os primeiros a curtir sua página. E eles são a ferramenta mais poderosa de divulgação, pois eles poderão compartilhar os seus posts com as suas respectivas listas e passando suas informações de uma forma mais direta para outras redes. Envie um e-mail para eles ou publique em algum lugar da internet que eles tenham acesso mostrando que construiu uma página no facebook para iniciar o processo.

Preencha apenas as informações que forem relevantes. Não faça com que os interessados no seu negócio percam tempo lendo coisas desnecessárias. Escolha o que for mais importante ser exibido como página inicial. Na fan page do Design 7th, eu decidi que as informações sobre o blog seriam os dados mais importantes a serem lidos, para que as pessoas saibam sobre do que se trata. Se for esse o caso ou se quiser exibir o mural, por exemplo, clique em EDITAR > GERENCIAR PERMISSÕES e na opção GUIA DE DESTINO PADRÃO, habilite a opção que for mais interessante. Eu indicaria as opções INFORMAÇÕES ou MURAL. Veja onde está localizado:



Tendo feito isso, faça atualizações periódicas. Se possível, realize alguma promoção com brindes, pois isso geralmente atrai novos seguidores. Eu nunca fiz distribuição de brindes, mas quando vejo algum link para sorteio de brindes na minha timeline, sempre fico inclinado a participar. Faça com que os participantes tenham que divulgar o sorteio em seus perfis para atingir mais pessoas. Divulgue como foi todo o processo para mostrar aos seus seguidores que havia um critério, de forma que eles mantenham as esperanças de ganhar alguma coisa no próximo sorteio.

O Facebook oferece um desenvolvedor de plugins sociais que podem ser bem explorados e promover o seu negócio fora da página da rede social. Em muitas ocasiões, as pessoas estão logadas no Facebook e acessam uma página. Se elas gostarem da página e tiver um desses plugins nela, ela irá curtir ou compartilhar na hora, mas é pouco provável que ela fique procurando pela fan page depois de sair de um site, o que torna importante a presença deles em uma página. No caso do blog, eu utilizo a Like Box, que pode ser vista na coluna direita do blog. Veja um exemplo:



Acredito que as formas de divulgação variam muito para cada atividade a partir daí. Há infinitas opções, e tudo depende de objetivos. Só posso dizer que isso é apenas o início, mas que é uma forma simples e relativamente fácil de começar. Depois, se você tiver interesse em ampliar isso, pode realizar anúncios, que aparecem em vários perfis, independente da sua rede de contatos, mas também possuem um custo. Seja paciente, analise as melhores opções e nunca faça nada que não consiga dar conta, pois assim seus seguidores irão desconfiar de você e te abandonarão. Espero que essas dicas inicias possam ajudar a quem está em dúvida, pois todo mundo tem que começar de algum lugar. E para quem está se perguntando por qual motivo eu fiz essa postagem, eu respondo que você precisará disso em breve, estando em qualquer área de atuação profissional, ainda mais no mundo do design e do marketing.

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