sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tecnologia dos super maiôs agora está disponível no atletismo

A Nike desenvolveu um traje para competições de tiro curto no atletismo que lembra o super maiô da natação. A roupa, que foi nomeada como Pro TurboSpeed, possui uma superfície porosa, que ajuda no desempenho aerodinâmico do atleta. É composta de poliéster, sendo que 82% do material é proveniente de garrafas PET recicladas. A peça é a vestimenta mais leve já produzida para o esporte, e estima-se que o seu ganho de performance seja de 23 milésimos de segundo a cada 100 metros percorridos. Veja o traje:




Fotos do traje de atletismo Pro TurboSpeed, da Nike
Imagens: Divulgação


O traje estará disponível somente para as delegações que possuem fornecimento de material esportivo feito pela Nike, como Estados Unidos, Rússia, China e, salvo engano, Brasil. A peça não estará disponível para venda, o que impede que atletas patrocinados por outras empresas, como Usain Bolt, utilizem a tecnologia. O super traje poderá ser visto em competições oficiais de atletismo a partir de abril. Mesmo sem estar por dentro de todas as regras do atletismo e das decisões da federação sobre esse tipo de assunto, acredito que o rumo desse traje será parecido com o super maiô na natação, que foi banido das piscinas.

Entre 2007 e 2010, existia na natação um traje que possuía um projeto aerodinâmico mais eficiente que os outros, com material que simulava uma pele de tubarão. Na época, todos os atletas poderiam comprar esse equipamento, e houve um número considerável de quebras de recordes. O traje desenvolvido pela Speedo foi proibido pela federação internacional em 2010. Será que irá acontecer o mesmo com esse traje para atletismo, caso o desempenho dos atletas que o utilizam melhore? Será que os projetistas não poderão dar a sua contribuição ao esporte, criando meios para melhorar a performance dos atletas? O que vocês acham?

Traje Fastskin, da Speedo


Eu acredito que a situação ideal é que todos os atletas possam usar o traje, de forma que fiquem com igualdade de condições de equipamento. Se as melhorias tecnológicas do passado não tivessem sido implementadas nos esportes, os atletas estariam competindo com roupas e acessórios bem diferentes dos atuais, e muito provavelmente seus tempos estariam acima do que estão hoje. Se a tecnologia evolui, e se for usada em igualdade por todos, já que não é doping, por quê não utilizá-la?



Fonte: Globo

2 comentários:

  1. Flavio Teixeira da Silva25 de fev. de 2012, 23:07:00

    Muito boa a postagem sobre as roupas de atletismo. O esporte evolui através dessas novas tecnologias, por isso deveria ser permitido, tanto na natação quanto no atletismo. E confirmando que o Brasil é patrocinado pela Nike sim, os atletas brasileiros devem usar esse traje.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição Flavio, não tinha certeza sobre o atletismo brasileiro ser patrocinado pela Nike. Também concordo com vc sobre a tecnjologia contribuir com o esporte, pois se não fosse assim, os atletas não teriam esses trajes leves que possuem hoje e perderiam alguns milésimos de segundo por causa disso.

      Grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...