domingo, 31 de agosto de 2014

Problema social leva estudantes chilenos a desenvolverem bicicleta antirroubo

O roubo de bicicletas é um dos crimes que ocorrem com maior frequência no mundo inteiro. Até mesmo em países desenvolvidos não é possível ficar livre deste tipo de crime. A polícia de de Londres constatou que os ladrões consideram isto um crime de baixo risco com o qual podem faturar muito. Com isso, aproximadamente 21 mil bicicletas são furtadas todo ano na cidade britânica.

Algumas tecnologias, como rastreamento por GPS e sensores, já foram disponibilizadas. Mas essas tecnologias ainda não ajudam a resolver esse problema. Muitas vezes, estes dispositivos são serviços caros e pouco práticos.

Todo esse cenário inspirou estudantes chilenos a desenvolverem uma ideia inovadora para combater o roubo de bicicletas. Andrés Roi Eggers, Cristóbal Cabello e Juan José Monsalve criaram uma bicicleta onde o quadro é removido e ele mesmo se transforma num cadeado. "A única maneira de roubá-la é arrebentar seu quadro, o que a inutiliza. Isso desestimula o roubo", declararam os inventores. Chamado de YERKA, o produto foi fruto de um trabalho de faculdade cuja proposta era "resolver um problema da sociedade". Veja uma imagem e um vídeo que mostra o funcionamento do protótipo:




O projeto ganhou o concurso "Empreendimentos Universitários Inovadores”. A divulgação do resultado causou muito interesse no produto e agora os criadores pretendem produzir e comercializar a bicicleta. Para saber mais sobre o produto e o andamento do projeto, visite www.nadiemelaroba.cl.



Com informações do G1.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...