segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cerveja e Design: Parte 9 - O design do Cálice

O cálice é um tipo de copo ou taça que geralmente está associado a vinhos e conhaques. Entretando, eles servem muito bem para servir as cervejas das categorias mais complexas, que geralmente são mais encorpadas e frutadas, e são tomadas em temperaturas mais elevadas. Ele é indicado para cervejas do tipo Barley Wine, Eisbock, Imperial Stout e Trapistas. O cálice também é conhecido pelo nome goblet.

As formas dele são ornamentadas e complexas. Isso nos deixa claro que a sua função é de servir apenas bebidas nobres. Ele lembra um pouco a taça, possuindo uma haste fina com alguns detalhes que realçam a beleza do vidro, mas o diâmetro do seu corpo e da sua boca são bem maiores. Não há nenhuma relação específica entre os diâmetros da boca e do corpo, portanto encontramos cálices com a boca maior que o corpo e vice-versa (veja imagens abaixo). As paredes também não são de espessura constante, sendo fina em alguns modelos e grossa em outros.



Ao longo do tempo, esse recipiente já foi feito com diversos materiais (veja imagem abaixo). Contudo, eles evoluíram junto a humanidade, e os mais modernos são feitos em vidro cristal. Se você apreciar bebidas mais complexas, é muito óbvio  ter um cálice em casa. Existem várias cervejarias que oferecem cálices muito bem decorados e ornamentados, mas também há outros que possuem formas simples e ainda assim são belos. Portanto escolha um deles e seja feliz!



Outros copos já foram objetos de estudo em postagens anteriores: pint, caneca, tulipa, taça, copo lager e copo americano (lagoinha). Veja cada um dos posts para ter noção da diferença entre eles.



Fontes: "Larousse da cerveja", livro escrito por Ronaldo Morado, Heritage Museum, Brejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...