terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cerveja e Design: Parte 4 - O design da Caneca

Continuando a série sobre o design dos copos de cerveja, depois de falar do pint, hoje falarei da caneca, também conhecida por seu termo em inglês: mug. Este copo é muito tradicional no mundo cervejeiro e é o recipiente típico da Oktoberfest. Também está bastante presente em outras regiões da Alemanha, assim como na República Checa e no Reino Unido. As canecas geralmente comportam volume de meio litro ou 1 litro, o que nos faz concluir que uma cerveja mais leve, como as pilseners, as lagers e as bocks, são as mais adequadas para tamanha quantidade. Mas nada impede de usá-la para tomar ales e outros tipos.

A sua capacidade é de fato a sua grande característica nos modelos atuais. Nos grandes festivais cervejeiros é prudente ter uma caneca grande para levar uma quantidade razoável de cerveja e não ter que ficar voltando para encher toda hora. E o fato dele ser pesado e com parece grossa também ajuda a explicar porque ele é adequado a esses eventos, pois senão eles seriam facilmente quebrados. A alça é presença obrigatória, como em todas as canecas. As canecas geralmente possuem formato cilíndrico ou de barril, sem variação de tamanho entre boca e base. Um dos modelos mais famosos de canecas possui uma superfície externa que lembra uma bola de golfe (veja imagem abaixo). As canecas geralmente estão mais associadas às marcas alemãs, como Höfbrau München e Paulaner.



As canecas são considerados objetos históricos para a cultura cervejeira, tanto que já eram produzidos desde antes da inserção do vidro na indústria de utensílios domésticos. As primeiras canecas foram de cerâmicas e eram ornamentadas, sendo que algumas contavam inclusive com uma tampa para impedir a entrada de moscas (ver imagem abaixo).



Apesar de vários modelos comportarem um grande volume de cerveja, isto não é regra, e existem modelos menores também. O que vale mais nesse caso é a tradição mesmo, pois a caneca é um copo bastante genérico e que foi desenvolvido há muito tempo para uma necessidade do momento. Mas elas são bem aceitas em uma coleção de um apreciador cervejeiro.



Fontes: "Larousse da cerveja", livro escrito por Ronaldo Morado, e Sociedade da cerveja

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...