sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cerveja e Design: Parte 7 - O design do copo Lager

A série sobre os copos de cerveja, que teve postagens sobre copos pint, caneca, tulipa e taça, agora irá abordar os copos lager. O copo lager é muito popular aqui no Brasil devido ao seu uso para se tomar chope (ver imagem abaixo). Um problema comum relacionado a este recipiente é o fato dele ser chamado erroneamente de tulipa. Talvez por ter um nome não muito específico, apenas repetindo a denominação do estilo de cerveja para o qual ele foi projetado, as pessoas sentiram a necessidade de colocar um apelido nele, e escolheram um copo de qualidade superior para isso. Da mesma forma, algumas cervejas brasileiras também fizeram isso, se denominando pilseners enquanto são lagers, então podemos imaginar que são fatos parecidos.
 


Os copos lager são adequados para as cervejas do estilo homônimo e também para as pilseners. Eles geralmente possuem dois volumes: 250 ml e 330 ml. Eles valorizam a transparência e a cor das cervejas, permitindo um visual limpo. A boca possui um diâmetro maior que a base para possibilitar que a espuma permaneça por mais tempo e as paredes do copo são quase sempre curvas. A cintura mais fina também é uma característica comum no copo lager (ver imagem abaixo).



O copo lager é amplamente encontrado em diversas casas que servem chope. Talvez por isso mesmo seja difícil pensar especificamente no copo de uma marca, mas os que estão mais vivos na minha memória agora são os recipientes da Kronenbourg 1664 e da Heineken. É um copo que atende a uma gama muito ampla de estilos, já que a lager é o tipo de cerveja mais consumido no mundo, e as pilseners também são bastante populares.



Fonte: "Larousse da cerveja", livro escrito por Ronaldo Morado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...