segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cerveja e Design: Parte 3 - O design do Pint

Hoje começarei uma série que trata do design dos copos de cerveja. Você sabia que cada tipo de cerveja exige um copo diferente para ser totalmente apreciada? Isso porquê cada copo realça as características importantes de uma cerveja da sua forma peculiar. Pois é, e considerando que hoje temos mais de 150 estilos de cerveja, temos então vários designs de copos para tamanha variedade.

Vamos começar pelo pint, o copo que é indicado para a maioria das cervejas Pale Ale, India Pale Ale, Stout e Porter, típicas da escola britânica. Originalmente um pint era uma unidade de medida, mas com o tempo acabou virando unidade de venda de cervejas. O pint do Reino Unido, que também é chamado de Imperial, possui um volume de 568 mililitros. Já o pint dos Estados Unidos acomoda 473 mililitros de cerveja. Todavia, alguns pints saem um pouco fora desse padrão, como é o caso do pint da Guinness (veja imagem abaixo), que abriga 454 mililitros de cerveja. É possível pedir meio pint se você não estiver com vontade de tomar tal volume de uma só vez.



O nome pint é tão popular nos países de língua inglesa que sua dose é quase sempre usada para pedir a cerveja nos pubs, ainda que a cerveja não vá ser servida em um copo deste tipo. Este tipo de copo se caracteriza por ter a boca com um diâmetro maior do que a base, o que contribui para a formação de pouca espuma. O pint mais famoso que existe é o Nonick (veja logo abaixo), que possui um anel perto da boca, e que foi desenhado para facilitar o armazenamento de um copo dentro do outro sem deixar que eles quebrassem com facilidade.



Os pints são considerados copos muito práticos, pois são baratos, fáceis de armazenar e geralmente não precisam de nenhum ritual para serem preenchidos, exceto em alguns casos, como o da Guinness. As próprias fábricas de cerveja oferecem copos personalizados com design diferenciado para agradar aos seus consumidores que colecionam estas mercadorias. Então, se você estiver fazendo uma coleção, possivelmente começará com um pint.



Fontes: "Larousse da cerveja", livro escrito por Ronaldo Morado e Brejas

Um comentário:

  1. A Heineken é a melhor cerveja para pedir um pint!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...