quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cerveja e Design: Parte 6 - O design da Taça

Após falar do design de copos pint, caneca e tulipa, vamos falar da taça, um copo elegante e que serve para apreciar inúmeros tipos de cerveja. As taças também são conhecidas pelo nome pokal, que significa copo em alemão, o que mostra a sua universalidade. Conforme falado anteriormente, este tipo de recipiente é aceito para degustar vários tipos de cerveja e não está ligado a nenhum estilo específico, mas é bastante associado às cervejas de maior qualidade pela valorização que confere ao seu conteúdo. Uma das taças mais famosas no mundo cervejeiro é o copo da Stella Artois (ver vídeo abaixo).




O formato característico das taças é composto por uma base, uma haste fina - que geralmente possui alguns detalhes para realçar a beleza do vidro - e o recipiente, que geralmente começa do tamanho da haste, vai aumentando de diâmetro até certo ponto e tem essa medida reduzida na boca. Mas isso não é uma regra, como no caso da taça da Pilsner Urquell (ver imagem abaixo). Segundo Ronaldo Morado, o diâmetro menor da boca serve para "reter aromas muito voláteis e de difícil percepção". Este tipo de copo favorece as cervejas transparentes e com boa formação de espuma.



As taças são produtos muito úteis para um cervejeiro e não são tão caras. Já é possível encontrar diversas marcas que vendem um kit com uma taça e uma ou duas cervejas. Além da flexibilidade que ela possui, a beleza que ela ajuda a conferir às cervejas é um item essencial na degustação.



Fontes: "Larousse da cerveja", livro escrito por Ronaldo Morado e Brejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...