sábado, 6 de setembro de 2014

Cerveja e Design: Parte 8 - O design do copo Americano ou Lagoinha

Depois de tratar dos copos pint, caneca, tulipa, taça e lager, chegou a vez de falar de um copo genuinamente brasileiro: o copo americano (ver imagem abaixo). Ele foi batizado assim porque o empresário Nadir Dias de Figueiredo criou-o inspirado nos copos de vidro que eram produzidos nos Estados Unidos, principalmente o modelo Tumbler. Ainda assim ele foi pensado para ser utilizado de acordo com as tradições brasileiras.



Em Belo Horizonte o copo é popularmente chamado de Lagoinha, pois sempre foi muito utilizado por bares do bairro homônimo que fica na região central da capital mineira (ver imagem abaixo). A sua capacidade é de 200 mililitros. O copo tem uma divisória visual que indica o tamanho da camada de espuma adequada para servir a cerveja. Não é associado a nenhum tipo de cerveja e nenhuma marca, mas geralmente é usado para para as lagers nacionais. Este produto está espalhado por bares populares de todo o país, sendo uma escolha óbvia para os locais por ser bem resistente, fazer parte da cultura cervejeira nacional e ser barato e fácil de encontrar.



Talvez para os brasileiros este item possa parecer comum, mas seu desenho único já foi reconhecido pelo MoMA de Nova York como um dos grandes projetos de design do Brasil. O copo foi exposto em 2009 no projeto Destination, que exibe e coloca à venda no museu objetos de design de vários países. Além disso, ele é o carro chefe da Nadir Figueiredo, correspondendo a 25% das vendas da indústria. Portanto é importante valorizar este copo e tê-lo na coleção, ainda mais sabendo que ele é fácil de ser adquirido. Não é um copo sofisticado, talvez seja o menos deles, mas com certeza é um copo com o qual muitos apreciadores começaram a tomar cerveja.



Fontes: "Larousse da cerveja", livro escrito por Ronaldo Morado, Revista PEGN, Wikipedia e Curral del Rey

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