Sobre o Design 7th

Em 2008 resolvi criar um blog de design como ferramenta para me deixar sempre em contato com o mercado, de olho novos conceitos e oportunidades, além de servir como espaço para publicação das minhas idéias. Sem pensar muito, escolhi um nome que me agradava e comecei a escrever. O nome Seventh Design veio de uma música do Iron Maiden chamada "Seventh Son of a Seventh Son", que está gravada no álbum de mesmo nome lançado em 1988. A canção se inspira no livro "Seventh Son", de Orson Scott Card (1987), que conta a história de Alvin Maker, um menino que tinha poderes mágicos devido ao fato de ser o sétimo filho de um sétimo filho. O livro é a primeira parte de uma série de histórias, nas quais o menino tinha que escolher se seus poderes sobrenaturais seriam usados para o bem ou para o mal.

Escolhi o nome "Seventh Design" - depois de perceber que "Seventh Design of a Seventh Design" não daria muito certo - simplesmente para fazer uma brincadeira com a música de uma banda de Heavy Metal com a qual me identifico. Depois, para facilitar a entrada no site, resolvi mudar para Design 7th, um endereço mais curto e mais fácil de lembrar, mas que não muda o sentido do nome original. Até que pensando bem, esses nomes e a história por trás deles têm algumas coisas que, com as devidas proporções, podem ser utilizadas para fazer analogias com a função de um designer. O design pode ser considerado um outro sentido, pois nós temos que saber explorar os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) para fazer boas pesquisas e ainda ter um pouco do chamado sexto sentido (a clarividência) para saber identificar as oportunidades, e juntando isso poderia-se dizer que a prática do design é quase um sétimo sentido.

Sobre a parte do bem e do mal, não preciso nem falar. O design tem que passar por diversas "batalhas" com o bem, o mal, a engenharia, o marketing, a produção, o setor financeiro, os fornecedores e outros participantes do processo todo dia. Mas no final acaba dando tudo certo se o projeto for bem conceituado e bem conduzido. Para mim isso tudo acaba fazendo sentido, pois uma boa parte do processo industrial está nas mãos do design, então há uma real relação de dependência e poder. Mas o design também depende da indústria, então lembrem-se de fazer sempre o bem!

Para quem ficou curioso:
Iron Maiden - Seventh Son of a Seventh Son



Curta a página do Design 7th no Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...